A Prefeitura de Viçosa divulgou, no último dia 14, edital do Concurso Público com 104 vagas em 59 cargos, com nomeação prevista ainda para este ano. As vagas são nas áreas de saúde, educação e assistência social. As inscrições serão online, no período de 22 de abril a 24 de junho. O edital completo está disponível no site da Prefeitura.

Alguns cargos disponíveis no edital são inéditos, como os de instrutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O edital disponibiliza uma vaga imediata para instrutor e quatro para intérpretes da língua, além da formação de cadastro de reserva para contratações futuras de ambos os cargos.

Segundo o edital, o instrutor de Libras terá carga horária de 30 horas com salário inicial de R$ 1.583,82. O candidato deve possuir ensino superior completo, mas o edital não especifica em qual área. A função do instrutor será acompanhar e orientar os profissionais das escolas municipais e da Secretaria Municipal de Educação no atendimento a pessoas com deficiência na fala e audição, ministrando cursos, supervisionando as atividades dos intérpretes e atuando, diretamente, na implementação de políticas públicas de inclusão da população surda no ambiente escolar.

Já o intérprete terá a função de acompanhar diretamente o aluno surdo em sala de aula e demais dependências extra-classe, fazendo simultaneamente a tradução e interpretação da língua portuguesa e da língua brasileira de sinais aos professores, alunos e demais profissionais de seu ambiente escolar. É requisito possuir ensino médio completo para preencher as vagas. Esse cargo tem salário inicial de R$ 1.235,05, com carga horária de 40 horas.

Os candidatos passarão por avaliação de títulos e prova objetiva de múltipla escolha, com conteúdos gerais e específicos de cada cargo, além de uma redação dissertativa. Serão corrigidas redações de no máximo 15 candidatos ao cargo de instrutor de Libras e 45 ao cargo de intérprete de Libras aprovados na prova objetiva.

Essa é a primeira vez em que os profissionais de Libras vão integrar o quadro de servidores efetivos da Prefeitura de Viçosa, mas a atuação deles na rede municipal de educação não é inédita. A instituição possui um programa intitulado ‘Inclusão com Qualidade’, que vem aprimorando políticas de inclusão nas escolas desde a aprovação do Plano Decenal de Educação, em 2015, cujo plano de metas cita em vários trechos o público com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O Viçosa em Dia apurou junto ao portal da transparência da Prefeitura que dois profissionais contratados temporariamente via processo seletivo atuam na rede municipal desde 2018: um instrutor e uma intérprete. Eles atuam prioritariamente no Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes, onde se concentram a maioria dos alunos com deficiência auditiva. A Prefeitura revela nesta matéria publicada em seu site detalhes sobre o programa ‘Inclusão com Qualidade’ e o trabalho desses profissionais, que devem ser substituídos com a contratação dos aprovados no concurso.