Conforto, rapidez e segurança; esse é o lema do mais novo aplicativo de chamadas de táxi em Viçosa (MG), que promete revitalizar o mundo dos taxistas na cidade, concedendo facilidade tanto aos taxistas, quanto aos passageiros.

O aplicativo

Tela inicial do aplicativo ATV-Táxi

O projeto para trazer o ATV-Táxi para viçosa teve início em janeiro de 2018, quando o presidente da Associação dos Taxistas de Viçosa (ATV), Wilton Andrade, apresentou o projeto aos integrantes. Em fevereiro de 2019, o aplicativo ganha vida em parceria com a empresa Viçosa APP, com o intuito de facilitar a vida de passageiros e motoristas em Viçosa.

Para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo na Play Store, e clicar na aba “Registro”. Aqui, o usuário colocará algumas informações pessoais; como nome, e-mail, e número de telefone, que aparecerão na tela do taxista quando tal for solicitado. Para usuários do sistema IOS o app ainda não está disponível.

Aplicativo exibe o valor estimado da corrida

Para usufruir dos benefícios do ATV-Táxi, é necessário estar conectado à internet e com o GPS ligado, para que o próprio aplicativo consiga localizar de onde a chamada foi feita.

Após a realização da chamada, o taxista mais próximo de você (que estiver cadastrado) atenderá seu pedido, e, aparecerá automaticamente na tela do seu celular o valor estimado da corrida. Vale ressaltar que o valor pode variar para mais ou para menos. Caso o taxista não ache o lugar da solicitação, será feita uma ligação por parte do mesmo ao passageiro, para que seja explicada de melhor maneira a localização da busca.

Com a inovação trazida pela ATV (Associação dos Taxistas de Viçosa), a tendência é que o passageiro não precise esperar tanto para ser buscado, já que o aplicativo permite, de certo modo, que os taxistas fiquem fora do seu ponto esperando a chamada acontecer, agilizando o tempo de busca. Atualmente, pouco mais de 20 taxistas estão cadastrados no aplicativo. De acordo com o Presidente da ATV, a expectativa é de que pelo menos 40 se cadastrem ao longo do ano. A frota de Viçosa hoje conta com 83 carros.

Os taxistas

Táxi de Viçosa | Foto: Guilherme C. A. / Viçosa em Dia

Vale ressaltar, novamente, que não são todos os taxistas cadastrados no aplicativo, portanto, é normal encontrar algum que não faça viagens pelo ATV-Táxi.

Em entrevista ao Viçosa em Dia, taxistas como o Sr. Norival e o Sr. José Bonifácio afirmaram que o aplicativa facilita as chamadas de táxi, e que os passageiros atendidos desta maneira aprovaram a inovação trazida para a cidade. Ainda segundo eles, serão distribuídos futuramente panfletos para a divulgação do app.

A população

Código “QR” com link para download do aplicativo

O Viçosa em Dia foi às ruas nesta segunda-feira (18) para entrevistar alguns moradores da cidade e perguntar à respeito do aplicativo. A grande maioria dos entrevistados não sabiam da novidade, mas a receberam com entusiasmo.

Segundo moradores como a Marcela Lelis, o aplicativo facilita a vida de quem não conhece muitos números de táxi em Viçosa, tornando o chamado muito mais prático e fácil, seja nas saídas de festas ou no dia-a-dia. Entretanto, reclamou do alto preço cobrado por corrida na cidade.

Em contrapartida, o residente Paulo Roberto, acredita que o aplicativo não contribui para a sociedade, e ressalta ainda que o grande problema são os elevados preços cobrados por uma simples corrida. Paulo criticou ainda o “sistema de exclusão” nos fins de semana, alegando que em algumas oportunidades, o taxista se recusou a leva-lo a determinado lugar; e a falta de educação de alguns taxistas.

A palavra do presidente

Em entrevista concedida ao Portal na tarde desta segunda, o Presidente da Associação dos Taxistas de Viçosa (ATV), Wilton Andrade, afirmou que a expectativa para o aplicativo são as melhores possíveis, e que espera que o mesmo facilite a vida da população da cidade.

Segundo o Sr. Wilton, a questão do “sistema de exclusão” citado por moradores, ocorre em horários da madrugada no fim de semana, o que torna a corrida de fato perigosa.

Quando questionado sobre a educação dos taxistas, o Presidente afirmou que uma palestra com uma empresa de psicologia foi feita no dia 30 de agosto de 2018, à fim de melhorar a relação passageiro-taxista. Wilton Andrade solicita ainda que, quado ocorrer qualquer situação desarmoniosa, incômoda ou de negligência por parte do taxista, é de extrema importância que o passageiro denuncie o mesmo através do número da Prefeitura ou da própria Associação, informando o número do táxi e o ponto presentes no carro, para que medidas sejam devidamente tomadas.

Com relação ao preço da bandeira e das corridas, ele afirmou que este está diretamente relacionado à gasolina, inflação e manutenção dos carros, que de fato não são nada baratos, e não há a menor chance da diminuição dos preços. Segundo o Presidente da ATV, Viçosa possui atualmente uma das melhores frotas da região, com carros novos e confortáveis. No ano de 2015, toda a frota foi atualizada para carros do mesmo ano; já em 2018, 50% dos carros foram atualizados para o ano correspondente.

A equipe do Viçosa em Dia agradece a disponibilidade, atenção, e simpatia do Sr.Wilton Andrade durante a entrevista concedida na tarde do dia 18/02/2019.

Por: Guilherme de Carvalho Alves