Assinado no último dia 27 (quarta-feira), um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais permitirá que a Universidade Federal de Viçosa coopere com as fiscalizações; e integre a rede de proteção às Bacias dos Rios Paraíba do Sul e Doce. A UFV terá a responsabilidade de dar suporte de pesquisa, extensão e apoio técnico ao MPMG e à Polícia Militar nas ações que envolvam o meio ambiente.

Na Reitoria da Universidade, se reuniram para assinar o termo a reitora, Nilda de Fátima Soares, os promotores de Justiça, Alex Fernandes Santiago e Felipe Vasconcelos Souza, o comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Flávio Campos, e o defensor público, Horácio Tostes. Além destes, marcaram presença na reunião, o diretor de Relações Institucionais da UFV, Alair de Freitas, o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) Rubens de Oliveira, o chefe do Departamento de Solos (DPS), Genelício Crusoé Rocha, o professor do DPS, João Luis Lani e a professora Elisa Cristina Soares de Carvalho, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina.

A ideia inicial é de que os repasses de verba do MP para o convênio será feito pela Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMAJF). Além disso, a UFV deverá realizar perícias técnicas na área ambiental, a pedido do Ministério Público e da PM, em todos os municípios da região.

“Quando a academia se aproxima daqueles que zelam pelo meio ambiente, a sociedade só tem a ganhar” Afirmou o atual coordenador do Núcleo de Estudo de Planejamento e Uso da Terra (Neput), João Luis Lani.

Para o Promotor de Justiça, Alex Santiago, a ciência necessita de promover um diálogo com a Justiça na busca de soluções jurídicas para problemas ambientais, que se encontram, em estágio cada vez mais graves. “O prestígio da UFV agrega valor à busca de soluções ambientais para as regiões afetadas”. Já o capitão Flávio Campos, acredita que o apoio da Universidade dará mais qualidade à fiscalização e à solução de problemas ambientais em todos os Municípios da Zona da Mata Mineira.

Segundo a reitora, Nilda Soares, a parceria com o Ministério Público oportuniza uma prática para estudantes e professores de vários departamentos, e a UFV está aberta para ampliar parcerias como esta em benefício da região.

A ideia do acordo foi recebida muito bem por todos os meios envolvidos, acreditando-se que a parceria pode gerar frutos muito positivos futuramente, tanto para a UFV, quanto para os Municípios envolvidos.

Assinatura de Convênio entre a UFV e o Ministério Público.
Foto: UFV/Divulgação

Por: Guilherme de Carvalho Alves/Informações retiradas do Site Oficial da UFV