Unidade já estava funcionando desde agosto de 2018, mas pôde ser inaugurada durante o período eleitoral para escolha do novo reitor

A UFV inaugurou, na última quinta-feira (28), a Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (Uaes), que começou a funcionar em agosto de 2018 e já oferece mensalmente cerca de 1.100 consultas. Os atendimentos acontecem a partir da parceria entre a UFV e as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) da cidade e da microrregião.

Essa deve ser a última inauguração de uma obra da UFV com a participação da professora Nilda Soares como reitora. O reitor escolhido em consulta informal à comunidade universitária, professor Demetrius José da Silva, deve tomar posse em maio.

Reitora participa da inauguração da Sede da Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES). Foto: Daniel Sotto Maior/DCI/UFV
Reitora participa da inauguração da Sede da Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES). Foto: Daniel Sotto Maior/DCI/UFV

Na cerimônia de inauguração, o chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), Bruno Henriques, disse que o momento é de agradecimento a todas as pessoas e setores envolvidos na construção da Uaes, um projeto amplo, que permite a oferta e acesso de atendimento para a comunidade viçosense e ao mesmo tempo a formação profissional de estudantes da UFV na rede de saúde. Ele também afirmou que é necessário continuar sempre zelando pela qualidade da estrutura física da Uaes e que os pacientes do SUS “merecem essa unidade, um lugar acolhedor, em que eles sejam bem atendidos”.

A Uaes

A Uaes é destinada ao atendimento gratuito e secundário de saúde realizado por estudantes dos cursos de medicina da UFV, supervisionados por professores da Universidade. A equipe da unidade é composta por cerca de 40 profissionais, entre assistentes administrativos, serviços gerais, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, nutricionistas, além de estudantes e profissionais do Departamento de Educação Física.

Há 26 especialidades disponíveis na Uaes. Na Saúde do Adulto, são ofertadas: Clínica Geral; Infectologia; Reumatologia; Ortopedia; Neurologia; Cardiologia; Hematologia; Psiquiatria e Cirurgia. Na Saúde da Criança há: Pediatria geral; Gastropediatria; Pneumopediatria; Endócrino Pediatria; Hebiatria (atendimento a adolescentes); Neuropediatria e Psiquiatria infantil. Já na Saúde da Mulher são disponibilizadas: Ginecologia Geral; Mastologia; Climatério; Infertilidade; Pré Natal de Alto Risco; Planejamento Familiar; Ambulatório de DSTs; Ginecologia Infanto-puberal; Ambulatório de Endometriose e dor pélvica e Endócrino Ginecologia; além de atendimento nutricional em diversas áreas e o início do funcionamento do serviço de matriciamento para tratamentos de feridas.

Localizada na rua José dos Santos, no centro de Viçosa, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura, a Uaes oferece mensalmente cerca de 1.100 consultas. As vagas são encaminhadas às secretarias de saúde do município de Viçosa e da região que fazem a marcação. A obra custou R$ 3.379.395,62 com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.