No sábado, 6 de abril, o Colégio Carmo foi sede dos jogos da Primeira Taça Integração de Desporto Escolar – Etapa Handebol, a qual participaram da competição os alunos/atletas do Carmo, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp – Coluni) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Muriaé (IFET Muriaé).

O intuito dos jogos era promover uma integração saudável entre as escolas, enquanto se preparavam para as demais competições do ano, que no caso de Viçosa seria o Jevs. Segundo o treinador do Colégio Carmo, Luiz, a ideia é fazer esse tipo de torneio em todas as modalidades possíveis, envolvendo as 3 escolas e, quem sabe, no futuro expandir para algo maior.

A princípio a primeira edição da Taça Integração do Desporto Escolar funcionou com jogos em chave única de 3 times, e a equipe com maior número de pontos foi declarada campeã.

Coluni 12 x 11 Carmo – Handebol Feminino

Foto: Laísa Menezes/VD

O jogo de abertura da categoria feminina, trouxe as donas da casa contra o Coluni, e ambos os técnicos vieram com o intuito de cumprir a proposta do torneio, fazer a integração das escolas e levar experiências as jogadoras. Márcio, técnico do Coluni, ressaltou também o obstáculo que é o tamanho da quadra para seu time, que está acostumado com um espaço maior para jogar.

Foto: Laísa Menezes/VD

O placar fez jus a um jogo lá e cá, de bastante intensidade, onde as jogadoras do Coluni saíram com uma vitória apertada, de apenas um gol de diferença.

Foto: Laísa Menezes/VD

IFET 27 x 16 Carmo – Handebol Masculino

Foto: Laísa Menezes/VD

O primeiro jogo masculino contou com quarenta e três gols. O time de Muriaé, mais experiente e com mais tempo de rodagem, demonstrou certa superioridade durante a partida em cima dos donos da casa, que são teoricamente mais novos no ramo.

O destaque da partida foi o camisa 20 do IFET, Rozi. Demonstrando um vasto arsenal de habilidades, o jogador levou a sua equipe para a primeira vitória do dia.

Foto: Laísa Menezes/VD

IFET 17 x 13 Coluni – Handebol Feminino

Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD

As jogadoras do Coluni, recém vencedoras do primeiro jogo, entraram em quadra de novo. Porém, não conseguiram sair com a vitória, e pararam diante do profissionalismo do IFET, que teve como destaque a camisa 10, Ana, responsável pela maioria dos gols da sua equipe

Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD

Ao fim da partida, o destaque do IFET ressaltou a importância do torneio para a escola de Muriaé, e manteve os pés nos chão quanto aos detalhes a serem observados.

“ Estou sim satisfeita com o jogo. Nós estamos nos preparando para outra competição e esse torneio está servindo de preparatório para a gente. Jogamos bem, mas, ainda temos detalhes e erros a consertar. ”

Afirmou a jogadora


Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD


Carmo 12 x 9 Coluni – Handebol Masculino

Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD


O segundo jogo masculino do dia contou com um intenso equilíbrio entre as duas equipes desde o início da partida, um verdadeiro espetáculo para quem presenciou.

Antes do duelo, Emerson, técnico do Carmo, citou a falta de experiência de seu time, que foi formado recentemente; entretanto, a expectativa era melhor sobre esse jogo, e acreditava em sair com a vitória. Já Marcio, técnico do Coluni, também comentou sobre a inexperiência de seu time, dizendo que primeiramente, é preciso sentir o jogo, buscando sempre neutralizar as jogadas de centro da equipe adversária, e posteriormente, ir atrás da vitória.

Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD


O destaque ficou por conta do camisa 99 do Carmo, João Pedro Rezende. Artilheiro da partida com 4 gols, o jogador foi fundamental para a vitória da sua equipe.

Foto: Guilherme de Carvalho Alves

IFET 12 x 10 Carmo – Handebol Feminino

Foto: Laísa Menezes/VD

Na última partida feminina do dia, as jogadoras do IFET entrariam em quadra praticamente com o título garantido, dessa vez enfrentando o time da casa, que vinha de um descanso maior.

Luís técnico do Colégio Carmo não deixou de ressaltar a qualidade da camisa 10 de Muriaé, que segundo ele é “diferenciada” e merece uma atenção especial. Seu xará, Luís, técnico do time do IF, preferiu falar sobre a questão de seu time ter acabado de sair de um jogo e ter o desgaste físico como peso, mas que sempre buscariam a vitória.

Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD

Mesmo mediante a tal obstáculo, o time de Muriaé se sagrou campeão na categoria feminina, vencendo seus dois jogos, e demonstrando extremo profissionalismo.

IFET 22 x 09 Coluni – Handebol Masculino

Foto: Laísa Menezes/VD

O último jogo do torneio, foi realizado entre a equipes masculinas das duas instituições federais presente no campeonato. O IFET por ter ganho seu primeiro jogo com uma quantidade grande de gols era praticamente o campeão da competição, porém, os técnicos Luis e Arthur ressaltaram que mesmo assim entrariam com a cabeça focada na vitória.

Tal pensamento também era o do Márcio, técnico do Coluni, que sabendo que as chances de título eram nulas, falou que seu time entraria sempre em busca da vitória, e ressaltou que acredita em um enorme potencial da sua equipe para os próximos campeonatos da cidade.

Foto: Guilherme de Carvalho Alves/VD


Por fim, os grandes vencedores do dia foram as equipes femininas e masculinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Muriaé (IFET Muriaé), sagrando-se campeão em suas modalidades.

No entanto, vale ressaltar a organização da competição, que promoveu uma integração sadia e amistosa entre os participantes sem nenhum tipo de problema.

Independente de placares ou resultados, foi uma ótima experiência estar junto com o nosso time, interagindo com outras escolas e conhecendo novas pessoas.

Afirmou Pedro Eduardo, atleta do Coluni

O Viçosa em Dia parabeniza todas as escolas participantes do torneio, e os responsáveis pela sua organização. Por fim, parabeniza em especial, os alunos e alunas do IFET-Muriaé pelo título.

Foto: Laísa Menezes/VD

Por: Guilherme de Carvalho Alves, Laísa Menezes e João Vitor Martins