Não é segredo para ninguém que a Universidade Federal de Viçosa e o Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni) figuram entre as melhores instituições de ensino do país e até mesmo do mundo. Pois bem, novos rankings deram, outra vez, destaque para a UFV e para o Coluni. No caso da Universidade, ela se encontra em 17° lugar no ranking das melhores universidades da América Latina, já o Coluni, foi considerada a melhor escola pública do país, e a quinta melhor escola do Brasil.

UFV

De acordo com o The Times Higher Education Latin America University Rankings, baseado nos 13 indicadores mais rigorosos de desempenho para efetuar a avaliação de uma Universidade, propostos pelo The World University Rankings, a Universidade Federal de Viçosa ocupa hoje a 17ª colocação geral, com 69,3 pontos, entre todas as universidades da América Latina.

No Brasil, apenas a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual Paulista (UNESP) estão a frente da UFV. Confira o ranking completo.

Coluni

Mais uma vez destaque no Brasil, o Coluni alcançou uma posição altíssima entre as melhores escolas do país. O ranking que coloca o Coluni em 5° lugar geral entre as escolas do Brasil inteiro e 1° colocado geral entre as escolas públicas é baseada na nota conquistada pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados foram divulgados pelo MEC, no portal do INEP, e colocados em tabela pelo Jornal Folha de São Paulo, na última terça-feira (18).

Apenas nove escolas públicas ficaram entre as 100 mais bem colocadas do ranking, o que torna ainda mais espetacular a colocação alcançada pelo Colégio de Aplicação da UFV. Confira a análise completa das escolas.