A atual situação econômica mundial tem gerado diversos debates acerca do assunto no mundo inteiro. No Brasil, não é diferente. No entanto, tais debates e discursos se limitam apenas a partes da população, e não ela como um todo, como de fato deveria ocorrer. Diante disso, o canal do Youtube, Gilmarzinho Explica, fará uma live para tratar do assunto na próxima quinta-feira (11), a partir das 18h (de Brasília). Para acompanhar a live, acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UCuKlwSKnmHTzQ0Zj5tZRrWA

O debate

Foto: Gilmar Toledo Ferraz/Gilmarzinho Explica

Para tratar do assunto, o proprietário do canal, formado em História e Geografia com pós-graduação em mídias voltadas para a educação, Gilmar Toledo Ferraz terá ao seu lado o mestre e doutorando no assunto, Raul Guarini.

Raul é formado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, mestre no assunto pela FGV-RJ e atualmente faz doutorado na Northwestern University – Chicago, em Illinois, Estados Unidos. Para ele, é impossível discutir instituições políticas, sem discutir instituições econômicas, já que ambas andam lado a lado.

Foto: Acervo pessoal/Raul Guarini

Ainda segundo ele, em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, existe uma preocupação muito maior com o dinheiro público, com a existência de diversos debates em tudo que cerca o assunto. Além disso, o Brasil tem agora possibilidade de crescer quanto economia.

“[…] O mundo inteiro estava se ajeitando e a gente indo de mal a pior, mas agora a gente tem a possibilidade de reabilitação, de sair do buraco econômico no qual estávamos e fazer reformas importantes, como a Reforma da Previdência, Reforma Fiscal, Reforma Trabalhista. Eu sou a favor do mercado funcionando, do estado mais eficiente e da iniciativa privada atuando em conjunto com o estado, e nós temos, hoje, a oportunidade nas mãos para fazer essas mudanças.”

Afirmou Raul Guarini

Para Gilmar, dono do canal, trazer debates como esse para seu canal é extremamente prazerosos, além de ser de fundamental importância para a população no geral, que precisa estar ligada em questões como estas.

“Já reparou que todo hoje, todo mundo sabe de economia? Saindo das definições clássicas eu não sei nada. Quero aprender. […] Recentemente o Brasil assinou um acordo comercial com a União Europeia que ninguém, nem o governo creio eu, sabe direito do que se trata. Quero debater a questão do Estado Mínimo. Ele já não existe? Olha o perrengue da população. Trouxe o Raul pra debater isso, ele hoje está em Chicago, nos berços do neoliberalismo, fazendo doutorado. […] Será que com menos barreiras um Iphone vai mesmo custar R$800 ou eu vou poder comprar meu Honda Civic por R$40 mil?”

Indagou Gilmar, professor e dono do canal Gilmarzinho Explica.

O canal Gilmarzinho Explica

Logomarca oficial do canal.

Criado após sugestões dos próprios alunos, Gilmar explica que “estava entediado” de só dar aula e decidiu seguir a “moda” do Youtube na época. Segundo ele, seu objetivo com o canal é atingido sempre que publica um conteúdo e as pessoas gostam. No entanto, assim como a educação num todo, as pessoas não se importam muito.

Foto: Acervo pessoal/Gilmar Toledo

Quanto mais complexo forem os conteúdos, menos as pessoas interagem. O que viraliza são as futilidades. Normal.”

Afirmou Gilmar

Gilmar ainda afirma que possui um milhão de planos para o canal, mas que é complicado por cuidar das coisas todas sozinhas e ainda ter que dar suas aulas. Mas segundo ele, muitos outros debates ainda serão proporcionados pelo seu canal.

Além do canal, onde promove debates através de vídeos e explica conteúdos de sala de aula com o intuito de auxiliar seus alunos, ‘Gilmarzinho’ possui um grupo no WhatsApp chamado de História Profissional, onde semanalmente discussões e debates acerca de diversos assunto são lecionados por profissionais da área selecionada.